Friday, July 6, 2007

Lord of the Dance



O que é o espectáculo

"Lord of the Dance"?


Simplesmente o melhor espectáculo de música celta/sapateado. Um "show" do melhor que se pode fazer, em que se mistura o prazer de ouvir música celta com os ritmos alucinantes de um grande espectáculo de sapateado. Não é exagero afirmar-se que "Lord of the Dance" é um dos melhores espectáculos de música jamais feitos.


Por onde têm passado, atrai multidões que vibram com toda uma produção magistralmente feita. Desde os músicos aos dançarinos, passando pelos protagonistas principais do "show", tudo se conjuga numa harmonia raramente vista no mundo do espectáculo.
"Lord of the Dance" esteve em Portugal em 2000, e nos três espectáculos feitos no Pavilhão Atlântico assistiram cerca de 42.000 pessoas.

MICHAEL FLATLEY


Michael Flatley, embora tenha começado na dança não muito cedo, aos 11 anos, conseguiu tornar-se num dos melhores dançarinos da sua geração. Nascido em Chicago, filho de pais Irlandeses, trouxe um estilo único à arte da dança-sapateado, quebrando a rigidez com novos movimentos caracterizados por uma elegância poucas vezes vista até então. Foi lançado para a ribalta em 1994, com "Riverdance". O que começou com um simples espectáculo de 7 minutos, no intervalo do Festival da Eurovisão, acabou por se tornar num grandioso espectáculo combinando música tradicional e dança.








Até 1998, "Riverdance" tinha já sido visto ao vivo por cerca de 4 milhões de pessoas, o que o tornou num dos musicais mais populares de sempre. Depois deste êxito, veio então "Lord of the Dance". Michael Flatley foi o primeiro norte-americano a vencer os campeonatos internacionais de Dança Irlandesa. Curioso como possa parecer, foi nomeado "Tesouro Vivo" pela National Geographic Society. Está alistado no Guiness Book com o recorde mundial de 35 passos de sapateado por segundo. Por tudo isto, não é de admirar que seja o principal protagonista de "Lord of the Dance".



Uma história típica entre o bem e o mal. É baseada numa antiga dança "folk" irlandesa. O Senhor das Trevas e os seus seguidores desafiam o Lord Bom (Lord of the Dance) e seus seguidores. No final, o bem triunfa sobre o mal e tudo acaba bem - numa dança. Embora o espectáculo seja de dança, também têm partes cantadas, onde por alguns minutos se pode admirar as melodias poéticas caracterizadas pelas músicas irlandesas.


O espectáculo atinge o seu auge máximo quando todos os artistas estão em palco. Fica-se com uma sensação indiscritível com a mistura da música (a altos berros, como convém!!) e com a coreografia, sempre a passo acelerado.


É dividido em dois actos. No segundo desenrola-se a "luta" entre o bem e o mal, com a consequente vitória do bem e o espectáculo final de triunfo, que é simplesmente magnífico!



"DUELLING VIOLLINS"


Uma referência especial para um outro momento alto. "Duelling Violins" é o tema interpretado por duas violinistas. Cada uma com o seu instrumento musical, conseguiram arrebatar a assistência com uma música bonita, em ritmo acelerado e com uma coreografia especial interpretada pelas próprias violinistas. Sem dúvida um dos momentos altos do espectáculo!



O cenário escolhido é grandioso, mas muito difícil de montar. Toneladas de equipamento são necessárias e durante a realização do espectáculo mais de 50 pessoas amontoam-se nos bastidores para assegurar que tudo corra na perfeição, sem a mínima falha.


"Lord of the Dance" - Um espectáculo único que conjuga sapateado, música celta e uma coreografia do mais inspirador que pode haver.

Uma verdadeira delícia para os olhos.


1 comment:

Divulgando o Sapateado Por Aí said...

Mais sobre sapateado (americano, mas também irlandês, e outras modalidades de dança) nos sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí":

blog - posts diários
http://divulgandotap.blogspot.com

portal - desde 1998
http://www.geocities.com/divulgando

Um abraço e sucesso.