Saturday, July 21, 2007

Salvador Dali






































Salvador Dalí

Salvador Dali
(Figueres, 1904 - idem, 1989)

Pintor espanhol. Estuda em Madrid, integrando-se no grupo de artistas e poetas da Geração de 27, estabelecendo, particularmente, laços de amizade com García Lorca e Luis Buñuel.
No final dos anos 20 instala-se em Paris, onde se liga aos surrealistas. Entrega-se a um realismo minucioso, quase fotográfico, orientando a sua obra para uma permanente recordação de paisagens da sua infância, no sentido do gosto pelos ambientes sobre-humanos, onde o épico, o místico e o erótico se confundem.
A sua obra, de um carácter estritamente pessoal, adapta-se às mais diversas mudanças de estilo, desde o renascentista ao impressionista.
Em 1960, Dalí começou a trabalhar no Teatro-Museo Gala Salvador Dalí, na sua terra natal de Figueres (perto de Barcelona). Foi o projecto de maior vulto de toda a sua carreira e o principal foco da sua energia até 1974. Continuou a fazer acrescentos até meados dos anos 80.
Dali morre a 23 de Janeiro de 1989.
Repousa na cripta do seu Teatro-Museu de Figueiras.
Por testamento, lega o conjunto dos seus bens e da sua obra ao Estado espanhol.

1 comment:

Viscondi said...

Olá. Antes de mais nada, obrigado pela visita ao meu blog o SohPhotos. Fiquei muito feliz com seu comentário elogiando-o. Espero que retorne sempre, será um imenso prazer.
Quanto ao post "Salvador Dali", já estive em Figueres e no museu Dali e digo-lhe que é uma visita que todos deveriam fazer para entender um pouco este gênio. A cidade como um todo "respira" o surrealismo e as obras dele estão por toda parte.
Parabéns, voltarei sempre aqui para te visitar.
um abraço.
Viscondi