Thursday, June 21, 2007

Dança classica

"Se procurarmos a verdadeira fonte da dança e nos virarmos para a Natureza, verificamos que a dança do futuro é a dança do passado, a dança da eternidade, que sempre foi e será a mesma."
Isadora Duncan



O primeiro ballet que se tem notícias foi o “Ballet Comique de la Reyne” que estreou no ano de 1581 em Paris, nas comemorações das bodas do Duque de Joyeuse, este espectáculo é a primeira tentativa que se conhece de promover a dança verdadeiramente coreográfica.
A dança clássica que hoje conhecemos é a reminiscência da atualização e mudanças que sofreram o mundo da dança em toda a sua existência.
A dança clássica como uma escola académica foi criada em França no Reinado de Luis VI, quando no ano de 1661 foi criada a “Academie Nationale de Dance et de Musique” (Academia Nacional de Dança e Música).
No século XVII transforma-se em Academia Nacional da França e passa a ser precursora dos princípios genéricos da dança clássica.
Os seus princípios muito rígidos são a comprovação de sua eficácia pedagógica, funcional e estética, pois norteam a dança até aos dias de hoje.
Esta academia foi o berço da maioria das concepções dos espetáculos de ballet que conhecemos, pois, a ela pertenceram os mais célebres bailarinos, mestres e coreógrafos, tais como: Beuchamps, Feuillet, Dupré, Lulli, Rameau, Ballon (Jean Ballon, emprestou o seu sobrenome para que os bailarinos explicassem o tipo de elasticidade e amplitude de execução que um grande dançarino apresentou num passo ou sequência coreográfica).
A tradição desta academia é tão forte que não conseguimos sequer falar de técnica de dança clássica se não soubermos a sua nomenclatura, que é toda falada e escrita em francês, e mesmo com inúmeros esforços para tentar traduzir os passos clássicos para outros idiomas acabamos por não consegui-lo e permanecemos com o idioma de origem da dança.

































Características

A dança
A dança é a forma do movimento e da expressão, onde a estética e a musicalidade prevalecem.
Atributos da dança
De um modo geral, a prática da dança permite desenvolver e enriquecer as qualidades do homem, tanto as físicas como as mentais ou psíquicas. A beleza corporal, a visão, a precisão, a coordenação, a tenacidade, a imaginação e a expressão são a essência do ensino da dança.

Beleza
A dança melhora extraordinariamente a postura do corpo por meio de exercícios preparatórios, corrigindo o relaxamento das costas e dos ombros, os joelhos e pés chatos. Os exercícios ajudam a queimar as gorduras em excesso, desenvolvem uma bela musculatura e desintoxicam o organismo, aumentando a capacidade respiratória; além do mais , dão um belo porte, naturalidade, elegância e segurança nos movimentos.
Visão
Os bailarinos desenvolvem a capacidade de perceber as formas e linhas, nas suas proporções harmónica e equilibradas.
Precisão
A velocidade ou rapidez e a precisão na execução de certos movimentos controlam e disciplinam o sistema nervoso, muscular e mental, aumentando e fortalecendo o equilíbrio interno.
Coordenação
Exercícios que exigem esforços particularmente grandes, fazendo trabalhar os músculos na sua capacidade máxima.
Flexibilidade
A liberdade de movimentos, dentro de um controle muscular, unida à força, dá toda a beleza aos movimentos mais difíceis e técnicos.
Tenacidade
Esta é, sem dúvida alguma, a qualidade mais indispensável para a formação de um bailarino e artista profissional, aliada aos atributos: estética e musicalidade.
Imaginação
Não existe arte sem imaginação. Na dança este campo é infinito. A imaginação é uma tendência natural mas pode ser trabalhada e desenvolvida de várias maneiras na dança. Ela é importantíssima para a complementação de um artista.
Expressão
É a qualidade artística mais importante, não somente na dança mas em todas as artes. Estudos de mímica especializada para actores e bailarinos possibilitam encontrar os gestos instintivos fundamentais e naturais que expressam as grandes emoções, para retransmitir com precisão e veracidade. Na interpretação de estados de alma, o bailarino necessita de uma concentração mais intensa do que o actor dramático, pois tal situação implica ao mesmo tempo um grande esforço físico e mental.

1 comment:

nathalia said...

oh my good!!aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!ai ai esses homens...prefiro ñ comentar.