Sunday, June 17, 2007

Picasso


Pablo Picasso




Málaga 1881 - Alpes Marítimos, França 1973
Filho de um professor de desenho, faz a sua primeira visita a Paris em 1900 e aí se fixará definitivamente em 1904, no Bateau-Lavoire*.
Pintor ainda classicisante nos periodos azul* (1901-1904) e cor-de-rosa* (1905-1906), não tardou a reagir, sob a influência da escultura negra, então revelada à Europa.
Cerca de 1907 iniciou, com Les Demoiselles d'Avignon, o periodo cubista*, chefiando com Braque este movimento.

Do cubismo analítico*, Picasso passou, em 1912, ao cubismo sintético*.

O ano de 1920 assinala o início do seu periodo neoclássico, estando, em 1926, já embrenhado na aventura surrealista.

Geralmente considerado o maior génio da pintura moderna e um dos maiores de todos os tempos.

Picasso encontrou-se ou na base, ou envolvido em maior ou menor grau em quase todos os grandes movimentos que têm feito estremecer, cair e reerguer as traves do grande edifício que começou a erigir-se no século XIII com as obras de Cimabue.

Nos finais dos anos 30, Picasso é o mais famoso pintor do mundo.

Pinta a brutalidade da agressão Fascista na guerra Civil Espanhola na sua monumental “Guernica” e as mulheres de Picasso marcam fortemente a sua presença na sua obra.



* “Grupe du Bateau-Lavoir”, o grupo de artistas do Bateau-Lavoir (o lavadouro-flutuante) constituiu-se numa casa da praça Ravignan, em Paris, no bairro de Montmartre, tinha uma escadaria em madeira e no interior algumas particularidades que lhe valeram este nome. Bateau-Lavoir ou Barco-Lavadouro era era um tipo de barcaça de madeira, dividida em cubículos, que a municipalidade de Paris cedia às lavadeiras a fim de lavar roupas à beira do rio Sena. Era também o nome dado pelo poeta Max Jacob ao aglomerado de pequenos ateliês, construídos em madeira, por onde a água da chuva se infiltrava; na Rua Ravignan no.13, em Montmartre, Paris. Por volta de 1904, Van Dongen, Pablo Picasso e, posteriormente, Juan Gris, Pablo Gargallo, assim como os escritores André Salmon, Max Jacob, Pierre Reverdi, entre outros escritores da época também por lá habitavam. Principalmente sob a influência da personalidade de Picasso, o lugar tornou-se centro literário e artístico, e era muitas vezes visto como o cenário de nascimento do Cubismo. Raramente se viu um lugar tão carregado de história como este. Desde o início da I Guerra Mundial, em 1914, o Bateau-Lavoir foi sendo abandonado pelos seus pintores, assim como Montmartre, por locais mais confortáveis, geralmente em Montparnase.


*PERIODO AZUL - Logo após chegar a Paris vindo de Barcelona, Picasso começa a pintar telas em que o tom azul é dominante ou surge espalhado pela tela. Este pigmento evoca um ambiente sombrio, que foi provocado pelo suicidio do seu amigo Casagemas. O período azul é muito sentimental, mas Picasso não tinha ainda vinte anos, encontrava-se longe de casa pela primeira vez e vivia com dificuldades.




*PERIODO ROSA - Em 1905-6 a paleta de Picasso torna-se muito mais clara, tomando um distintivo tom rosa ou bege. Os temas são menos sombrios e depressivos. Aparecem aqui as primeiras pinturas com artistas de circo e palhaços que virão a reaparecer esporadicamente ao longo de toda a carreira do pintor.


*CUBISMO é uma corrente caracterizada pela procura de formas geométricas, linhas rectas e planos lisos que contrariam as curvas orgânicas, da Art Noveau e a dissolução atmosférica dos impressionistas.



*CUBISMO ANALÍTICO - o objecto e a atmosfera circundante são desintegrados numa estrutura quase sem cor, de planos fragmentados semi-transparente


*CUBISMO SINTÉTICO - desenvolve-se junto com a colagem, usa planos de maiores dimensões, opacos e decorativamente coloridos.




CRONOLOGIA

1881 - Pablo Ruiz Picasso nasce a 25 de Outubro em Málaga na Andaluzia, onde seu pai, professor de desenho, era conservador do Museu Municipal.

1891 - Entra para a escola secundária e frequenta as aulas de desenho na Escola de Belas-Artes da Corunha.

1897 - Picasso é aceite na Academia Real de Madrid no Outono, mas apenas fica lá até ao fim do ano.

1900 - Com o seu amigo Carlos Casagemas, Picasso faz a sua primeira viagem a Paris para visitar a Exposição Universal.

1901 - Cassagemas suicida-se num café parisiense. Começo do Período Azul, quadros sombrios dominados por tons frios de azul.

1904 - Estabelece-se definitivamente em Paris, instala-se no atelier "Bateau-Lavoir", em Montmartre. À medida que as suas cores e temas se alegram, o Período Azul dá lugar ao Período Rosa com temas inspirados sobretudo no mundo do circo.

1905 - Conhece Leo e Gertudre Stein, que o impresiona grandemente. Guillaume Apollinaire escreve as primeiras críticas famosas sobre a obra de Picasso.

1907 - Pinta Les Demoiselles d'Avignhon, a sua primeira obra cubista. Picasso é extremamente influenciado pelo rectrospectiva de Cézane levada a efeito em Paris. Conhece o proprietário da galeria, Daniel-Henri Kahnweiler.

1909 - Início do "cubismo analítico". Abandona a perspectiva central e dispersa o espaço pictórico com formas geométricas.

1912 - O "cubismo sintético" faz um uso novo da cor. Primeiras colagens.

1917 - Colaboração com os Ballets Russes, para os quais executa cenários e figurinos. Conhece a sua primeira mulher, Olga Koklova, em Roma.

1922 - Passa o Verão em Dinard, na Bretanha. Transcrição para as composições monumentais como Mulheres Correndo na Praia.

1927 - Conhece a jovem Marie-Thérèse Walter, que se torna sua amante.

1935 - Marie-Thérèse fica grávida. Separação de Olga. Crise criativa.

1937 - Séria de gravuras Sonho e Mentira de Franco. Muda-se para um novo atelier na Rue des Grands-Augustins, onde pinta Guernica para o pavilhão espanhol da Exposição Universal de Paris.

1944 - Após a libertação de Paris, entra para o Partido Comunista Francês. Participa pela primeira vez no Salão de Outono com 79 obras.

1947 - Primeiras cerâmicas.

1953 - Grande exposição em Roma, Milão, Lião e São Paulo.

1963 - Inauguração do Museu Picasso, em Barcelona, organizada pelo seu amigo e secretário Sabartés.

1966 - Grande retrospectiva de Picasso no Grand e no Petit Palais, em Paris.

1970 - Lega todas as suas obras deixadas com a sua família em Espanha ao Museu Picasso, em Barcelona. Exposição em Avinhão de 200 obras.

1971 - Homenagem nacional por ocasião dos seus 90 anos. Uma exposição de 8 obras no Louvre.

1973 - Picasso morre a 8 de Abril em Mougins, e é enterrado a 10 Abril no jardim do Castelo de Vauvenargues.


2 comments:

camila said...

Qual é o nome da obra abaixo da nomenclatura "CUBISMO" e acima de " CUBISMO ANALÍTICO"??

camila said...

Qual é o nome da obra em baixo da nomenclatura "*CUBISMO " e acima de "*CUBISMO ANALÍTICO"?
Obrigada. Responda o mais rápido possível ,pf!