Friday, June 8, 2007

Dançaearte




A ARTE DA DANÇA

" A arte da dança consiste em sublimar a matéria , convertendo o corpo num instrumento de arte . O bailarino solfeja com o corpo, pintando no ar a música que eleva a sua alma "
Hector Zarspe



Dançar é definido como uma manifestação instintiva do ser humano. Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens já se movimentavam rítmicamente para se aquecer e comunicar...

Considerada a mais antiga das artes, a dança é também a única que dispensa materiais e ferramentas.

Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir a sua função enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem.

Segundo certas correntes da antropologia, as primeiras danças humanas eram individuais e relacionavam-se com a conquista amorosa.

As danças coletivas também aparecem na origem da civilização e a sua função associava-se à adoração das forças superiores ou dos espíritos para obter êxito em expedições guerreiras ou de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva.

O desenvolvimento da sensibilidade artística determinou a configuração da dança como manifestação estética. No antigo Egipto, vinte séculos antes da era cristã, já se realizavam as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao deus Osíris.

O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos. Na Grécia clássica, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Com o Renascimento, a dança teatral, virtualmente extinta em séculos anteriores, reapareceu com força nos cenários cortesãos e palacianos. Uma das danças cortesãs de execução mais complexa foi o minueto, depois foi a valsa, considerada dança cortesã por excelência, e com ela iniciou-se a passagem da dança em grupo ao baile de pares.

A configuração de um género de dança circunscrito ao âmbito teatral determinou o estabelecimento de uma disciplina artística que, em primeira instância, ocasionou o desenvolvimento do ballet e, mais tarde, criou um universo dentro do qual se desenvolveram géneros como os executados no music-hall, como o sapateado e o swing.

A divulgação da dança deu-se também fora do mundo do espectáculo, principalmente nas tradições populares.

Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.

DEGAS

  • Edgar Hilaire Germain de Gas ou Edgar Degas

(Paris, 19 de Julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro de 1917)

Foi um gravurista, pintor e escultor francês. Embora seja muito conhecido pelas suas pinturas, maioritariamente de carisma impressionista, é igualmente relembrado como gravurista. Muitas dos seus trabalhos conservam-se hoje no Museu de Orsay, na cidade de Paris, onde o artista nasceu e faleceu.

No comments: