Tuesday, June 19, 2007

Danças e Ritmos



HIP HOP

O Hip Hop é um conjunto de formas artísticas, uma moda, um estilo de vida, em suma, uma cultura. Daí a sua complexidade, uma cultura híbrida, sempre em movimento, em evolução constante. Essas formas artísticas foram surgindo no ambiente urbano de Nova York, na passagem dos anos 60 para os anos 70.

RAGGA BEAT

Este estilo musical resulta de uma combinação entre o Reggy (oriundo da Jamaica), alguns ritmos mais europeus (oriundos de França e também dos países Árabes) e a grande base Funk. O cantor Sean Paul é um grande impulsionador deste estilo.


RITMOS LATINOS

Salsa




Estilo que teve origem em Cuba, tendo influência dos ritmos sul-americanos, africanos e do jazz. Dos ritmos sul-americanos podemos destacar a rumba, o mambo, o tcha tcha tcha e o merengue, entre outros. No entanto, só recebeu a designação de salsa em Nova York. Pois "salsa" significa molho para dar sabor.

Merengue
Esta é a dança nacional da República Dominicana. Tendo tido maior ascenção em meados do séc. XIX na América Central e do Sul, e sendo hoje uma dança base das danças latino-americanas.
É uma dança ideal para ser dançada em espaços pequenos e lotados, pois é fácil de aprender e essencialmente muito divertida.

DANÇAS BRASILEIRAS
Samba




Dança originária do Brasil, mais especificamente na Bahia e Rio de Janeiro sob a influência dos escravos africanos. É um estilo de dança muito famoso em todo o mundo, e caracterizado pelo ritmo energético, alegre e contagiante.
Axé

Estilo musical originário do nordeste do Brasil, relacionado com o samba e caracterizado pelas raízes africanas. Este caracteriza-se por ritmos bastante energéticos e divertidos. Talvez um dos estilos onde as coreografias mais se relacionam com as letras das músicas, e sejam também mais frequentes.

No comments: